domingo, 3 de agosto de 2008

Guia da hidratação: os prós e contras de cada bebida

:: Água
Porque sim: o preço é acessível, é fácil de ser encontrada e suficiente para exercícios de até uma hora. Além disso, acumula as seguintes funções no organismo: controla a pressão, transporta oxigênio e regula a temperatura corporal
Porque não: não é indicada para exercícios muito longos e é insuficiente para a hidratação pós-corrida por não conter sódio.
Melhores períodos: antes, durante e depois da prova

:: Suco
Porque sim: fornece energia por causa dos açúcares e dos carboidratos, é fonte de vitaminas e minerais e ajuda na reestruturação da massa muscular depois da prova.
Porque não: desaconselhável para o consumo durante a prova ou pouco tempo antes, pois a energia liberada não é prontamente disponível e pode causar desconforto gástrico. Outro ponto contra é que contém (em alguns casos) calorias que são armazenadas como gordura no corpo.
Melhores períodos: antes (dia anterior) e depois da prova.

:: Água de coco
Porque sim: não possui excesso de calorias e repõe os sais minerais perdidos na prova.
Por que não: fisiologicamente não existem contra-indicações no consumo dessa bebida. A única desvantagem é que pode ser difícil encontrá-la, na versão não-industrializada, em algumas regiões do País.
Melhores períodos: antes e depois da prova.

:: Refrigerante
Por que sim: se tiver cafeína na composição, que é uma substância ergogênica, pode ocorrer o aumento da potência muscular.
Porque não: não contém nutrientes e pode causar desconforto gástrico, além de possuir calorias e açúcar em excesso.
Melhor período: É bom evitar sempre, porém o melhor período é depois da prova.

:: Isotônico
Por que sim: além de hidratar, tem quantidade equilibrada de carboidrato e eletrólitos.
Por que não: para garantir o sabor agradável, os fabricantes podem diminuir a quantidade de sódio. Por isso, é importante ficar atento aos rótulos e complementar com a ingestão de alimentos ricos nessa substância.
Melhores períodos: antes, durante e depois da prova.

:: Chá verde
Por que sim: hidrata, contém substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres liberados pelo esforço e pelas lesões musculares. Pode aumentar a disposição.
Porque não: é preciso ficar atento na hora de comprar esse produto na versão industrializada, pois, com a popularização, alguns são vendidos com quantidades pequenas dessas substâncias benéficas.
Melhores períodos: antes e depois da prova.

:: Chá gelado
Porque sim: os chás com açúcar ajudam no abastecimento de glicogênio muscular, que é o reservatório de energia do músculo. Os sem açúcar são boas fontes de hidratação.
Porque não: contém cafeína e estão sujeitos aos males da substância, como o aumento do tempo de exaustão. Pode ainda gerar insônia, tremores e ansiedade.
Melhores períodos: antes e depois da prova

:: Bebida de soja
Porque sim: contém proteínas, vitaminas e carboidratos, tem baixo valor calórico e ajuda na reestruturação da massa muscular.
Porque não: não é indicada para antes e durante a prova e não deve ser única fonte de hidratação, sendo complementada com água. O teor de isoflavona pode variar de acordo com o produto ou a marca. Por isso, pode não ter os benefícios esperados.
Melhor período: depois da prova.

:: Energético
Porque sim: fornece a energia presente na cafeína.
Porque não: eleva a função cardíaca e do sistema nervoso central. Por isso, não é boa opção para quem apresenta problemas cardiovasculares. Facilita a desidratação por causa do efeito diurético. Então, é preciso complementar com muita água para manter-se hidratado.
Melhor período: antes da prova.

:: Leite
Porque sim: boa fonte de proteína e importante para a recuperação das fibras musculares. O cálcio ajuda na manutenção dos ossos, o potássio é responsável pelo balanço hidroeletrolítico e o fósforo atua no funcionamento cerebral.
Porque não: algumas pessoas não digerem bem o leite, apresentando má digestão (intolerância ao leite) ou intolerância à lactose (não digerem o açúcar presente no leite). Pode causar ainda desconfortos gastrintestinais, como gases, dores abdominais e diarréia. A versão integral contém gorduras saturadas, que pode elevar o risco de doenças cardíacas. Prefira as versões desnatada ou semidesnatada.
Melhores períodos: antes (dia anterior) e depois da prova.

Nenhum comentário: