sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dica de Refeição Pré Prova: Massas leves

Espaguete, nhoque e lasanha de vegetais estão liberados para o jantar que antecede o dia da prova. Aproveite para colocar à mesa os legumes preferidos e molho de tomate.

A alimentação no dia anterior à prova deve ser mais rica em carboidratos e conter pouca ou nenhuma proteína para que o atleta tenha uma reserva extra de carboidratos para ficar com mais energia na disputa do dia seguinte. “A massa pode ser integral, e os melhores tipos são as sem recheio, como espaguete, talharim e pene. O nhoque, que contém batatas também é uma boa opção. Como não são permitidos ingredientes gordurosos e, tão pouco, proteínas, a lasanha de vegetais é uma boa opção”, sugeriu.

Com a mesma importância da massa, o molho deve ser leve e preparado com menor quantidade de óleo ou azeite. “O molho ideal para o jantar de massas é o de tomate, porque é composto somente por carboidratos, além de conter vitamina C, importante na corrida por ter ação antioxidante”, indicou a nutricionista. Ao lado do vermelho, o molho à base de vegetais, com cenoura, alho, couve-flor e brócolis, e o pesto, preparado com castanha, manjericão e pouco azeite, são escolhas certas para o jantar de massas. Já o molho branco deve ser evitado por ser muito protéico. “O atleta pode preparar até um molho à bolonhesa, com uma pequena porção de carne moída magra, para substituir a carne grelhada como acompanhamento”, afirmou Maria Alice Raya.

Para a entrada, o ideal é optar por um prato de saladas de folhas verdes, recheado com vegetais crus ou cozidos. “A salada deve seguir a mesma regra: pouco azeite ou óleo. Uma boa dica é a salada de tabule”, recomendou a nutricionista.

E a sobremesa? Ela também pode fazer parte do cardápio. Mas no lugar dos doces, prefira uma fruta, como pêra cozida, uma porção de açaí ou salada de frutas.Lembre-se que o jantar mais rico em carboidrato não significa consumir porções maiores do que o de costume. “A quantidade de massa não deve ultrapassar a porção a qual você já está acostumado. Além disso, não inclua um novo alimento, que nunca consumiu, no cardápio do jantar, porque o corpo pode ter uma reação diferente no dia seguinte”, aconselheu Maria.

Bebidas no jantar:
Sucos de frutas naturais ou de polpas de frutas devem ser ingeridos 40 minutos antes ou depois do jantar para impedir que o atleta tenha desconforto abdominal. Na hora do jantar, a hidratação não deve ser exagerada e bebidas que contêm álcool não devem ser consumidas, pois pode causar dor de cabeça, queda de glicemia e rendimento abaixo do previsto. “O corredor deve jantar no máximo duas horas antes de dormir para ter uma boa digestão”, concluiu Maria.

Nenhum comentário: